Data Warehousing e Business Intelligence

Convertemos Dados em Resultados de negócio!

O Data Warehousing incorpora a integração de dados e modelos conceituais, lógicos e físicos para apoiar os objetivos de negócio e as necessidades de informação dos utilizadores finais.

Um Data Warehouse (DW) é um repositório de dados, que fornece uma visão única e abrangente dos dados atuais e históricos. É a base para uma iniciativa de Business Intelligence bem-sucedida.

Criar um DW requer mapear dados entre sistemas, origem e destino, bem como capturar detalhes dessas transformações num repositório de metadados.

As nossas soluções de Data Warehousing incluem:

  • Definição e construção de Arquiteturas de informação (data warehousing)
  • Data Governance
  • Agile Data Warehouse Design: Análise e Modelação Agile
  • Data Management: Integração de dados (ETL) e Qualidade de dados
  • Construção de repositórios de dados (DW e Data Marts)

Para Peter Druker, “O sucesso das organizações depende do uso inteligente da informação disponível”.

Conte com a nossa experiência e partilha na implementação deste tipo de projetos em vários setores de atividade. Estamos a seu lado no desafio atual de transformar dados em informação útil, no desafio que é “uso inteligente da informação disponível”.

Possui toda a informação que necessita, ou vai chocar com o iceberg?

Os sistemas de apoio à decisão (SAD) surgem com o objetivo de resolver o problema da decisão humana, que por ser um problema não estruturado não o podemos automatizar.

“Os Humanos seguem um processo de tomada de decisão racional” – H. Simon, 1960.

Identificando:

  • Qual o problema?
  • Quais as alternativas?
  • Qual a melhor decisão
  • Está a funcionar?

Para podermos tomar boas decisões, é necessário termos informação, que nos apoie nas várias fases deste processo de tomada de decisão, e esse é o papel dos SAD.

Os sistemas de apoio à decisão permitem às organizações, por um lado, ganhar vantagem competitiva, otimizar custos, aumentar proveitos, gerir riscos, gerir fraude, através de informação útil ao processo de tomada de decisão a todos níveis, operacional, tático e estratégico, e por outro, garantem que o que se pensa é executado.

Informação certa, no momento certo e no formato certo, capaz de gerar ação.

O Business Intelligence (BI) é uma iniciativa estratégica cujo objetivo é o de fornecer a informação certa, no momento certo e no formato certo, capaz de gerar ação.

A tomada de decisão (ação) baseada em informação útil é a base para a geração de Valor, para a otimização das decisões de negócios e para a performance de uma empresa.

Baseados no best of bread do business Intelligence, construímos soluções analíticas, que o capacitam para controlar e monitorizar o seu negócio de forma eficaz.

Comunicar de forma eficaz a informação quantitativa

User Experience ou experiência do utilizador (abreviado como UX) é a forma como uma pessoa se sente quando interage com um sistema, ou seja, toda e qualquer forma de interação de um humano com uma máquina.

Este tema torna-se tanto ou mais relevante, quando o objetivo é o de capacitar a empresa com soluções que permitem comunicar de forma eficaz a informação quantitativa e relevante para a gestão do dia-a-dia, ou seja, os dashboards.

Dashboards que comunicam de forma clara, precisa e eficiente são o resultado de um desenho visual cuidadoso e informado.

Tendo em atenção a finalidade dos dashboards, estes devem ser concebidos para suportar o seguinte processo de monitorização visual:

  • Ver o estado geral da situação
  • Foco nos elementos de informação que precisam de atenção
  • Rapidamente aceder a informação adicional necessária para tomar ações

Stephen Few, identifica 13 erros comuns no desenho de dashboards na maioria dos dashboards atuais e que as organizações deverão ter em atenção de forma a evitá-los:

Pretendemos estar ao lado dos nossos clientes e apoiá-los na correta construção de dashboards, através da aplicação das melhores práticas estudadas e testadas, não só por autores internacionais como Stephen Few, mas também fruto da nossa experiência. Desta forma saberemos que o investimento realizado se transformará em Valor.